Auditoria IndependenteIdoneidade e transparência são os dois tópicos que se destacam em uma empresa atualmente, por isso fazer uma auditoria independente se tornou quase uma obrigação por parte de muitas instituições.

A auditoria independente é uma atividade que utiliza procedimentos técnicos específicos e regulamentados, com a finalidade de atestar a adequação e confiabilidade dos controles e informações financeiras de uma empresa.

Entre os benefícios que pode trazer, está o parecer dos auditores, que é um documento legal, no qual se expressa uma opinião independente sobre as demonstrações financeiras, que incluem o balanço patrimonial; as demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa; e notas explicativas da administração sobre as demonstrações financeiras. Tudo isso é submetido aos exames do auditor e o seu parecer recebe o nome de Relatório dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Financeiras.

Há vários motivos para se solicitar uma autoria independente, entre eles:

  • Obrigatoriedade legal: cumprir a obrigatoriedade de divulgar as demonstrações financeiras semestrais ou anuais examinadas por auditores independentes. Dependendo da atividade da empresa, essa obrigatoriedade é para os períodos encerrados em 30/6 ou 31/12. Também existem as auditorias trimestrais: 31/3, 30/6, 30/10 e 31/12.
  • Conhecimento dos riscos e dos controles: necessidade de saber quais são os riscos operacionais ou contábeis que podem interferir na governança da empresa.
  • Prevenção de erros e fraudes: necessidade de saber se os controles utilizados pela empresa são suficientes e não estão sendo burlados ou desrespeitados.
  • Credibilidade das informações: necessidade de saber e comprovar se os números registrados na contabilidade refletem a realidade patrimonial da empresa, conforme as práticas contábeis adotadas no Brasil.

Uma auditoria independente é a arma que as empresas possuem para assegurar aos seus acionistas e usuários das informações contábeis de que estão adotando as melhores práticas possíveis de governança corporativa. Sem a realização dela, é impossível garantir a confiabilidade das informações que são disponibilizadas aos investidores e à sociedade.

Moore Brasil