A segurança da informação baseia-se em métodos e processos que permitem proteger uma informação e torna-lá acessível somente para aquelas pessoas que de fato devem ter esse acesso. Contudo, mesmo com todos os investimentos em segurança, algumas vezes os dados confidenciais das empresas ainda tornam-se públicos.

A Segurança da Informação tornou-se uma preocupação nas grandes empresas do mundo todo. Quando falamos nesse assunto, o primeiro pensamento é sobre invasões ao sistema de computador para roubar informações sigilosas. Na verdade, todos nós possuímos em nossos computadores dados privados, sejam fotos, vídeos e dados bancários. No caso de roubo dessas informações, toda pessoa ou companhia passa a ser refém desse “cracker”, como é chamado o hacker que age para o mal.

No Brasil ainda não temos uma legislação ou normas que atuem com crimes cometidos na internet, apesar de existirem Projetos de Leis e discussões públicas há anos, mesmo assim, a vítima precisa usar a legislação já existente para se proteger ou fazer justiça sobre este crime. O caminho não é fácil. A vítima terá problemas para processar, dificuldade para provar a fraude, sem contar a briga geográfica, pois o vazamento da informação pode ter se iniciado em outra cidade, estado ou país.

Uma Auditoria de Sistemas e um bom e efetivo sistema de controle interno vão fazer toda a diferença na segurança das informações de sua empresa.

Nos dias de hoje, o gerenciamento seguro dos dados é um pré-requisito fundamental para quem busca crescimento e solidez no mercado.

Moore Brasil