Como proteger os dados e assegurar a conformidade com a LGPD

 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não define as medidas de segurança que uma empresa deve adotar para dirimir o risco de vazamentos de dados ou segredos de negócio.

Ela exige que a empresa tenha um nível de segurança adequado aos riscos apresentados pelo seu processamento.

Por isso, o arcabouço tecnológico utilizado pela empresa para fins de segurança da informação e segurança cibernética é extremamente importante.

É papel da empresa pensar nesse nível de segurança e nos respectivos custos de implementação, incluindo a natureza, o escopo, o contexto e a finalidade do processamento de dados. Isso reflete a abordagem baseada no risco.

Não existe uma solução tamanho único para a segurança da informação. O que é apropriado para uma empresa dependerá de suas próprias circunstâncias, do processamento que ela realiza e dos riscos que isso representa para os seus negócios.

Portanto, antes de decidir quais medidas são apropriadas para a sua empresa, é necessário avaliar o risco de suas informações.

“Recomendamos que a empresa revise os dados que possui e a maneira como utiliza esses dados, avaliando o seu valor, sensibilidade ou confidencialidade. Ela deve considerar os danos ou problemas que podem ser causados caso esses dados sejam comprometidos”, sugere nosso diretor de consultoria em TI especialista em LGPD, Marcelo Pereira Tonizza.

O especialista ainda lista os fatores que devem ser levados em consideração:

  • A natureza e extensão das instalações e sistemas de informação utilizados;
  • o número de funcionários que possui e a extensão de seu acesso aos dados pessoais e dados de negócio; e
  • quaisquer dados mantidos ou usados por um processador de dados agindo em nome da empresa.

Neste artigo, você vai entender porque a boa gestão da segurança da informação é fundamental para proteger os dados e os segredos de negócio de uma empresa, com atenção ainda à conformidade com a LGPD.

Para ajudar a sua empresa a superar esses desafios, a Moore lançou um guia prático e gratuito sobre as principais tecnologias que a sua empresa deve adotar. O guia apresenta os principais produtos (softwares e hardwares) disponíveis no mercado.

Guia

 

Quer saber como a Moore pode ajudar a sua empresa na conformidade com a LGPD? Conheça nossas soluções.

Moore Brasil