auditoriaEste mês comemoramos o dia de mais uma importante profissão do âmbito empresarial, a auditoria.  Mesmo sendo uma atividade relativamente nova no Brasil, ela vem ganhando mais visibilidade e chamando atenção como uma profissão promissora. Conheça um pouco mais sobre a auditoria e entenda porque ela é fundamental para uma empresa.

O que é Auditoria: a função de um auditor é a de efetuar verificações e avaliar os pontos fortes de controles internos e os sistemas e procedimentos dentro da empresa ou entidade em questão. Através de uma auditoria, conseguimos visualizar as possibilidades de erros e minimizar as possibilidades de fraudes, práticas ineficientes e problemas de forma geral. A auditoria pode ser aplicada dentro de qualquer setor, desde o contábil até a produção.

O Auditor considera como fundamental no planejamento global de seus trabalhos nas empresas e entidades a existência de “ferramentas eficazes de gerência” representadas, especialmente, pelos Conselhos de Administração, pelos Conselhos Fiscais, pelas  Auditorias Internas e pelos Comitês de Auditoria.

Objetivos da auditoria: todo tipo de auditoria visa medir o padrão de qualidade de um determinado setor de uma empresa ou entidade. Para que tal procedimento seja realizado, o auditor faz uma avaliação das transações e se certifica da real situação da empresa ou entidade para fazer um levantamento apontando as possibilidades de erros e de possíveis problemas da organização.

Os benefícios da auditoria: toda empresa tem normas e regras a cumprir e a auditoria garante que a organização siga um parâmetro correto. Para isso, ela é responsável por medir a qualidade do trabalho e a forma como ele é exercido, assim fica mais fácil traçar os pontos fracos e fortes da organização e fazer um planejamento adequado de acordo com estas informações.

Toda profissão exige responsabilidades, mas no caso do auditor elas podem ser ainda maiores pois uma avaliação incorreta pode resultar em um prejuízo irreversível. Ética e concentração são duas características que todos os profissionais da área devem ter. Apesar do dia do auditor só ser comemorado no dia 20 de Novembro, eles merecem todos os dias serem parabenizados pelo papel que cumprem não só dentro da empresa, como na sociedade de modo geral.