Todo empreendedor, ao implantar seu próprio negócio, precisa antes de qualquer decisão, levantar informações confiáveis quanto às possibilidades do seu empreendimento. Depois de reunir essas informações, é hora de se concentrar no planejamento financeiro, que contemplará as melhores estratégias e ações para atingir os objetivos pretendidos, pois será ele que irá assegurar a funcionalidade do negócio a longo prazo.

Por isso, separamos 4 importantes motivos pelos quais um planejamento financeiro é fundamental para uma empresa:

1. Atenção ao capital de giro: o Capital de Giro é a base dos recursos financeiros que serão necessários para fazer frente às atividades diárias da empresa. Vai englobar o dinheiro disponível para pagar contas do dia a dia, vinculadas ao ciclo operacional.

2. Melhora na gestão de custos: com o planejamento financeiro, a empresa terá os custos computados e poderá saber qual é o responsável por agregar valor ou não ao serviço ou produto.

3. Prevenção de riscos financeiros e antecipação de soluções: quando os cuidados com as finanças não são levados em conta, os sinais de crise podem aparecer sob a forma de acúmulo de dívidas, pagamentos com atraso e diminuição da capacidade para investimentos. Portanto, o planejamento financeiro deve considerar eventuais riscos, o que permite que o empresário tome decisões antes mesmo deles se tornarem um grande problema.

4. Obtenção de resultados: demonstra a relação entre o investimento efetuado e os ganhos gerados no empreendimento. O lucro é a medida do sucesso da estratégia de uma empresa. Assim, o resultado deve ser planejado para servir como meta a ser alcançada e como referência para balizar todas as ações e ajustes que fatalmente serão necessários ao longo do curso do empreendimento.

Moore Brasil