O aumento no número de novas empresas no Brasil teve uma expansão grande nos últimos anos devido ao crescimento geral e estabilidade econômica do país. Junto com essas novas empresas, vieram também um número considerável de falências por diversos aspectos. O principal fator que determina o encerramento precoce das atividades de uma empresa é a falta de planejamento inicial,.

Para o novo empresário não se perder em meio a tantas obrigações, valores e burocracias, é imprescindível que o novo empreendedor tenha o seu plano de negócio muito claro e bem definido.

Por meio do plano de negócio, o empreendedor poderá organizar todas as informações coletadas sobre a empresa que deseja montar, o que ajudará a identificar se seu negócio é ou não viável. Esse planejamento dará uma visão mais ampla sobre o desenvolvimento de sua organização e quais as metas possíveis de serem alcançadas. É importante ressaltar que esses dados devem ser discutidos de preferência com uma consultoria especializada, que avaliará a viabilidade do seu empreendimento de acordo com as suas metas e o seu perfil empresarial, ou seja, se o projeto é possível de ser aplicado ou não.

Nesse plano, ficam registrados todos os riscos, as características dos concorrentes, o perfil do seu cliente, algumas estratégias de marketing que serão usadas e também um plano financeiro que deve ser analisado e planejado estrategicamente com muito cuidado para não interferir nas etapas seguintes.

Tem dúvidas de como fazer um plano de negócio
para a sua empresa? Deixe seu comentário, que a Moore Stephens te ajudará!

Moore Brasil