Frameworks: como uma Consultoria em ESG pode ajudá-lo na escolha do modelo correto

Frameworks ESG

A quantidade de frameworks ESG existentes no mercado é enorme, cada qual com sua especificidade, abrangência, segmentação, objetivo de uso e limitação. Sendo assim, como podemos saber qual é o melhor modelo a ser utilizado em nossas empresas e com nossos stakeholders? Nesse guia, vamos apresentar algum dos modelos mais famosos – e completos – que podem ser usados em sua jornada socioambiental.

O que são frameworks ESG?

Primeiramente, é importante salientar o que são frameworks ESG: eles são modelos / guias de utilização para relatórios que englobam os campos ambiental, social e de governança, os pilares ESG. Esses modelos são utilizados na estruturação, no planejamento, na mensuração e na divulgação dos tópicos que possuem maior materialidade para o report.

Por meio de suas orientações e questionários, as empresas conseguem identificar quais são os indicadores-chave que precisam ser tratados, de acordo com seu segmento, objetivo e localidade, gerando maior valor para as práticas da empresa e evitando greenwashing. Cada framework possui suas condições de uso e, portanto, é importante que a construção seja realizada por um time interno especializado ou por uma Consultoria ESG.

Por que é importante saber qual framework utilizar?

A escolha correta sobre qual framework utilizar é fundamental para que a empresa consiga alcançar seus objetivos e, principalmente, compreenda como pode gerar um impacto positivo no meio ambiente, na sociedade e em seus processos de governança corporativa. Além disso, definir um modelo que atenda as verdadeiras necessidades da organização, demonstra profissionalismo e o propósito de trilhar o melhor caminho.

Uma falha muito recorrente entre as empresas, principalmente no middle market, consiste em construir suas estratégias – ou seus relatórios – sem o apoio de modelos reconhecidos. É importante salientar que cada um desses frameworks foi criado por especialistas ao redor do mundo e foram objetos de muito estudo, assim, tendem a ser bastante assertivos.

Quais frameworks ESG existem no mercado?

Existem dezenas de frameworks comumente utilizados, mas separamos cinco modelos que podem servir de orientação para a sua empresa:

GRI Framework:

O Global Reporting Initiative ajuda a comunicar os impactos nas principais questões de sustentabilidade com uma ampla variedade de stakeholders. Seus critérios são aplicáveis para diversos setores, países, tamanhos de empresas. É, atualmente, o framework mais utilizado pelas organizações. Possui orientações para 40 segmentos diferentes e possui certificações.

SASB Framework:

O Sustainability Accounting Standards Board ajuda a identificar, gerenciar e comunicar informações de sustentabilidade que sejam financeiramente relevantes aos investidores. Possui orientações para 77 segmentos e tem como público-alvo analistas financeiros, investidores e formuladores de políticas.

 TCFD Framework:

O Task Force on Climate Related Financial Disclosures é estruturado em torno de quatro áreas temáticas que representam elementos centrais de como as organizações operam: governança, estratégia, gerenciamento de riscos e métricas e metas. O público-alvo do TCDF engloba financiadores, investidores, reguladores, especialmente aqueles que fazem negócios dentro do Reino Unido.

WEF Framework:

O World Economic Forum ajuda empresas a alinhar seus principais relatórios sobre desempenho com indicadores ambientais, sociais e de governança (ESG), além de rastrear suas contribuições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma consistente. Suas métricas são advindas de diferentes outras normas, como GRI e SASB.

CDP Framework:

O Climate Disclosure Project capacita empresas a gerenciar e acompanhar seu progresso em relação aos seus compromissos climáticos, podendo ser utilizado por qualquer organização, de qualquer região, que vise reportar questões ambientais para investidores, clientes e stakeholders.

Como uma Consultoria ESG pode ajudar no processo de escolha de frameworks ESG?

Para ter uma escolha certeira, é importante contar com o apoio de uma Consultoria de ESG especializada em identificar a melhor forma de reportar seus resultados. O escritório da Moore em Belo Horizonte possui uma equipe de especialistas ESG que podem ajudar você nesse processo! Para isso, trilhamos o seguinte caminho com sua empresa:

  1. Identificamos os objetivos estratégicos;
  2. Analisamos o segmento e o tamanho;
  3. Identificamos certificações existentes;
  4. Definimos o público-alvo do report;
  5. Selecionamos o framework ideal;
  6. Mapeamos as fontes de coleta;
  7. Coletamos e analisar os dados;
  8. Criamos um Relatório ESG;
  9. Validamos com a empresa;
  10. Divulgamos o seu sucesso.

Quer saber como podemos ajudar a sua empresa? Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

Marcell Assis

Líder ESG - Moore Belo Horizonte
marcell.assis@moorebh.com