O objetivo é iluminar estratégias de resposta à crise que causem o menor impacto possível na continuidade dos negócios.

Nós queremos trazer respostas rápidas e práticas para as empresas, por meio do olhar dos nossos especialistas e de especialistas de mercado convidados.

Abaixo, você confere a agenda dos eventos e os seus resultados.

 

Dia 17 de junho de 2020, às 18h:
MEETUP: Gestão financeira para negócios da área da saúde no cenário pós-pandemia

Nesse encontro online, devemos apresentar cenários, trazer referências de mercado e melhores práticas de gestão financeira para os negócios da área da saúde se adaptarem a esse novo mundo que se desenha no pós-pandemia.

Com Gustavo Sobrinho, Diretor de Consultoria da Moore, especializado em Gestão com ênfase em Finanças pela FDC; Alysson Guimarães, CEO da LeverPro; e André Moura, sócio e diretor administrativo financeiro da Pulsus Centro de Ifusão.

Confirme sua presença neste evento.

 

Dia 10 de junho de 2020, às 17h:
MEETUP: Agenda do futuro para Minas Gerais – Para onde vamos no pós-pandemia?

Estamos nos preparando para a reabertura da economia pós-pandemia. Esse é o momento de pensarmos nos NOVOS CICLOS EMPRESARIAIS. E nada melhor do que conhecer as perspectivas que estão sendo pensadas para um dos nossos estados – Minas Gerais.

Quais as ações de estímulo à recuperação e ao desenvolvimento? Como dinamizar nosso ambiente de negócios? Como o Estado de Minas Gerais ajudará a economia e como nós, empresários, podemos ajudar o Estado?

Com Paulo Brant, Vice-governador de Minas Gerais; e Marcus Lindgren, Sócio-diretor da Moore.

Acesse o evento e não perca esse conteúdo.

 

Dia 20 de maio de 2020, às 17h:
MEETUP: O futuro dos negócios para o setor da saúde

A pandemia coloca em evidência novos modelos de prestação de serviços e tecnologias para negócios na área de saúde.

Como pensar em novos modelos de geração de receitas, continuidade da prestação de serviços e uso da tecnologia em favor da experiência do cliente, do profissional e do negócio?

Com Ronaldo Behrens, sócio da ABC Consult; Guilherme Netto Lycarião, Co-Founder e CEO da AVI Saúde; Matheus Bernardes, gerente de consultoria da Moore; e Gustavo Sobrinho, diretor de consultoria da Moore.

Assista à gravação do evento e não perca esse conteúdo.

 

Dia 15 de maio de 2020:
LIVE: O fim dos modelos empresariais prontos: da criatividade artística à GRC

Estamos vivendo um mundo de extrema mudança e transformação, onde os padrões tradicionais de se pensar e gerir negócios estão cada vez mais em questionamento. Mas, como balancear a flexibilidade demandada pelo novo mindset empresarial e a necessidade de se estar em conformidade com as normas que regem o mundo dos negócios?

A pandemia está impondo mais velocidade na busca da resposta a essa pergunta. Para refletir sobre esse desafio, trazemos uma live que misturou arte com negócios, num formato fora do comum.

Com Henrique Portugal, tecladista do Skank e investidor de empresas tecnológicas; Marcus Cardoso, diretor de controladoria do Ifood; e Marcus Lindgren, sócio-diretor da Moore.

Durante a live, os participantes levantaram vários insights sobre a tecnologia como suporte à tomada de decisão, a ambidestria organizacional e o envolvimento de stakeholders.

Essas e outras reflexões também são feitas na nossa Vídeo-série Novos Ciclos Empresariais, na qual abordamos de forma bem didática os ciclos de vida das empresas, desde o seu nascimento até o seu maior nível de maturidade.

Assista à Vídeo-série Novos Ciclos Empresariais e mergulhe em insights de transformação e crescimento do seu negócio.

 

Dia 24 de abril de 2020:
MEETUP MPs Trabalhistas: implicações jurídicas, de caixa e nos ERPs

As novas medidas provisórias trabalhistas têm gerado muitas dúvidas aos empresários e gestores. Elas impactam, diretamente, muitas áreas e aspectos do negócio. Nos reuniremos neste evento online, para esclarecer dúvidas e abordar as suas implicações nos aspectos legais, nos fluxos de caixa e nas parametrizações dos ERPs.

Com os especialistas da Moore – Gustavo Sobrinho (diretor de consultoria) e Priscila Mendonça (consultora tributária da área trabalhista e previdenciária); e o especialista da Mais Gestão Inteligente de Sistemas – Rubner Gomes (diretor).

Assista à gravação do evento e não perca esse conteúdo.

 

Dia 16 de abril de 2020:
MEETUP com presidente do BDMG sobre as linhas de crédito disponíveis e ações práticas para médias empresas

Diante do contexto desafiador gerado pela COVID-19, o BDMG lançou diversas medidas para minimizar os impactos econômicos e gerar maior liquidez para as empresas mineiras.

O evento abordou um entendimento das linhas de crédito disponíveis para as médias empresas e ações fomentadas pelo banco de desenvolvimento.

Com o presidente do BDMG, Sergio Gusmão; e os especialistas em finanças corporativas da Moore e da LeverPro.

Após a apresentação e interação com perguntas ao presidente do BDMG, nossos especialistas discutiram as melhores práticas que podem ser adotadas pelas empresas na gestão de sua liquidez.

Assista à gravação do evento e não perca esse conteúdo.

 

Dia 8 de abril de 2020:
MEETUP Plano de Continuidade: fluxo de caixa e alternativas tributárias

Nossos times de consultoria em finanças e consultoria tributária reuniram-se neste evento virtual, para discutirem alternativas de receita para este momento de crise causada pela COVID-19, com foco em:

  • Gestão de fluxo de caixa; e
  • Estratégias tributárias.

Com especialistas da Moore: Gustavo Sobrinho (diretor de consultoria); Marco Palos (diretor de tributos); e Lygia Carvalho (diretora de legal services).

Saiba como foi o evento:

Gustavo Sobrinho abriu o evento reforçando que “o momento pede um olhar multidisciplinar dentro das organizações, que passa por processos de finanças, operações, vendas, recursos humanos entre outros.

Ele ofereceu orientações sobre estrutura e processos de resposta à crise, gestão do ciclo de receitas e de pagamentos e deu dicas valiosas para a garantia de continuidade dos negócios, com foco na gestão de pagamentos e recebimentos.

Marco Palos e Lygia Carvalho traçaram um panorama sobre as estratégias tributárias de proteção ao caixa, nas esferas administrativa e judicial, no intuito de mostrar que é possível estruturar alternativas legais e inteligentes como oportunidades de economia tributária, na crise.

Fale com nossos especialistas.

 

Dia 27 de março de 2020:
MEETUP Plano de Continuidade: foco no fluxo de caixa

Dirigido aos nossos clientes e parceiros, o evento aborda o conceito do Plano de Continuidade, contemplando temas como:

  • Quais ações podem ser feitas junto aos clientes para minimizar impactos no caixa?
  • Como priorizar e definir uma abordagem junto aos principais fornecedores, com foco na continuidade das operações?
  • Quais os impactos das medidas fiscais e trabalhistas do governo nos negócios? O que mais pode vir?
  • Quais práticas, métodos e ferramentas podem ser úteis para gerenciar meu fluxo de caixa neste período de excessiva volatilidade?

Com especialistas da Moore e da LeverPro: Gustavo Sobrinho (diretor de consultoria da Moore); e Alysson Guimarães (CEO da LeverPro).

Saiba como foi o evento:

Durante o evento, Gustavo Sobrinho analisou as medidas de resposta à crise tomadas, até o momento, pelo governo e agentes financeiros, dentro de uma simulação de gestão de fluxo de caixa e criação de fontes de receita alternativas, alertando que nem sempre todas as facilidades postas por esses institutos cabem para a empresa. “É importante simular cenários, e nesse ponto, a tecnologia conta muito, além de know-how dirigido”, concluiu.

Por isso, Sobrinho realizou suas considerações e simulação de dados com base em uma ferramenta digital de FP&A criada pela LeverPro, startup do ramo de tecnologia especializada em soluções corporativas. A plataforma da LeverPro e a assessoria estratégica financeira com a expertise dos especialistas da Moore, integram o serviço conhecido como Controladoria Digital. Esse novo produto entrega ao gestor financeiro a possibilidade de usar o tempo com aquilo que realmente importa: análise e tomada de decisões estratégicas.

“A ferramenta possibilita a busca por alternativas que vão além do Excel, dando luz a tipos de análise até então não pensadas pelos gestores”, explicou Alysson Guimarães.

Fale com nossos especialistas.

 

PRÓXIMOS METTUPs: Como superar a crise provocada pela COVID-19

Caso queira receber a agenda do próximo MEETUP a ser realizado, deixe osseus dados aqui.

 

Qual é o impacto previsto nas receitas durante a crise provocada pela COVID-19

Durante os nossos MEETUPs, são realizadas enquetes interativas.

O objetivo é, após a realização de todos os eventos, reproduzir um cenário realista sobre o impacto previsto pelas empresas brasileiras nas suas receitas, diante da crise provocada pelo COVID-19.

O que nós já apuramos?

Apenas 6% dos participantes acredita que a crise causada pela COVID19 não terá impacto na receita dos seus negócios. Para a grande maioria (94%), a receita deve cair de 25% a 75% nos próximos 30 dias. Para 39% das empresas, deve cair menos da metade (25%); para 17%, a metade (50%); para 38%, mais do que a metade (75%).

Qual é o cenário das empresas perante as ferramentas de controle que vão além do Excel?

Para 41% dos participantes, o controle de recebimentos e pagamentos é feito no Excel; enquanto 59% contam com um ERP, acompanhado de relatórios e indicadores feitos no Excel.

Gestão do fluxo de caixa

Para 88%, a projeção do fluxo atende às suas necessidades atuais, sendo que 50% acredita que os seus controles sejam confiáveis, porém há muito trabalho para mantê-los atualizados.

Alternativas tributárias de proteção ao caixa

70% das empresas participantes usam alternativas administrativas como oportunidades de economia tributária; enquanto 30% desconhecem em profundidade as alternativas.

Em relação às alternativas judiciais, 60% fazem uso; enquanto 40%, não.

 

Quer participar dos próximos MEETUPs? Deixe-nos o seu contato. Nós encaminharemos a agenda no seu e-mail.

Moore Brasil