2022 é prova de fogo para aplicação da LGPD

Segundo declaração do diretor-presidente da ANPD, Waldemar Gonçalves Ortunho Júnior, feita ao Jornal Valor Econômico na primeira semana de janeiro, o ano de 2022 deve ser a prova de fogo para a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), principalmente por ser um ano eleitoral.

Ele ainda assegurou que as multas poderão ser retroativas.

Isso significa que se a empresa não se adequou e não tratou os dados pessoais que estão em seu poder de forma condizente com as regras da LGPD, a multa poderá retroagir a agosto de 2021, quando os artigos 52, 53 e 54 da LGPD entraram em vigor.

Para a ANPD, o ano de 2021 foi marcado por orientação, com a criação do Conselho Nacional de Proteção de Dados (CNPD); o lançamento do guia de como proteger os dados e, no caso de vazamento, como mitigar os dados; e a realização de alguns acordos de cooperação entre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A boa notícia é que as organizações que já estão agindo dentro das regras da Lei Geral de Proteção de Dados, apresentando providências para minimizar eventuais vazamentos, não deverão se preocupar com penalidades.

Quais são as suas principais dúvidas em relação à adequação da LGPD? Fale com nossos especialistas.

Leia também conteúdos indispensáveis para a adequação em nosso hub de LGPD.

Ana Cristina Oliveira Mahle

Advogada associada à Moore