O perfil do executivo de finanças no Brasil

Em momentos de incerteza, como a crise enfrentada pela pandemia e a instabilidade econômica por mudanças de governo, a inteligência em planejamento e análise financeira passa a ser imprescindível. Nesses momentos, o executivo de finanças é figura central na gestão de qualquer organização.

Não dá mais para atuar nas finanças empresariais sem estratégia e apoio nos fundamentos teóricos. Por isso, nos últimos dois anos, a Moore tem se dedicado, significativamente, à produção de conteúdos úteis para os profissionais do setor.

  • Nós produzimos a jornada CFO Evolution, trilha de encontros online dedicada a compartilhar experiências práticas e acadêmicas dos executivos de finanças de reconhecimento internacional;
  • Nós lançamos o CFO Evolution Cast, o podcast dos líderes de finanças empresariais para organizações em evolução;
  • 2,2 mil profissionais participaram desses eventos desde o lançamento em 2021, somando mais de 24 horas de discussões conduzidas por 35 especialistas de mercado;
  • Nós criamos o grupo de networking mais valioso e contemporâneo do Brasil sobre finanças empresariais;
  • Nós publicamos dezenas de artigos e materiais ricos sobre o assunto.

Tudo para ajudar empresas e pessoas a prosperarem em um mundo de mudanças.

 

O perfil do CFO no Brasil

O último encontro do CFO Evolution 2022 fechou o ano com chave de ouro.

O evento recebeu os painelistas Guilherme Federico Malfi e Felipe Brunieri, sócios da Assetz Expert Recruitment, consultoria especializada em head hunting de executivos de finanças.

Eles apresentaram uma pesquisa conduzida em parceria com o Insper sobre o perfil do CFO no Brasil, com dados demográficos, formações acadêmicas, conhecimentos, experiências entre outras informações relevantes para o sucesso desse profissional.

 

Disciplinas básicas do CFO atual

Entre os principais achados da pesquisa estão as disciplinas básicas que um CFO precisa desenvolver:

  • Contabilidade e impostos diretos e indiretos.
  • Planejamento financeiro.
  • Business support.
  • Tesouraria (cash management).
O que um CEO espera de um CFO

A pesquisa também mostrou o que um CEO espera de um CFO atual:

  • Uma área de finanças mais estratégica, voltada ao negócio e que suporte as demais áreas na tomada de decisão.
  • Suporte ao crescimento (orgânico e inorgânico) dos negócios da companhia.
  • Percepção positiva da solidez da empresa junto aos acionistas e ao mercado em geral através de uma comunicação estruturada e consistente.
  • Melhoria dos indicadores financeiros e da performance da empresa (fluxo de caixa, balanço e resultado).

Para comentar esses achados de um ponto de vista pragmático, o CFO Evolution contou com Rosangela Sutil, Vice-Presidente e CFO da UNICOBA, Co-founder e Diretora de Comunicação do W-CFO Brazil; e Jamile Aun, CFO e Financial & Administrative Director da Gomes da Costa e co-founder do W-CFO Brazil.

Ambas são executivas de carreira na área financeira e contribuíram com insights relevantes sobre o perfil do profissional de finanças exigido pelo mercado, atualmente.

Para ter acesso ao conteúdo completo do evento, com esses e outros insights, basta se inscrever na jornada CFO Evolution. Além de saber em detalhes qual é o perfil do CFO no Brasil, você vai entender:

Inscrevendo-se agora na jornada CFO Evolution você também garante a sua participação nas discussões de 2023.

Moore Brasil