Atividades de planejamento e análise financeira – o FP&A inteligente

 

FP&A, termo em inglês para Financial Planning and Analysis, é um composto de atividades de planejamento e análise financeira.

Fundamental para o crescimento do negócio, o FP&A contribui para a realização de planejamento, orçamento, previsões e análises de informações empresariais que demonstram as relações de causa e efeito entre os atos de gestão e os resultados financeiros do negócio.

Em resumo, o FP&A é um conjunto de atividades de planejamento e análise financeira voltado para auxiliar as tomadas de decisões estratégicas baseadas em dados.

É difícil obter sucesso sem um planejamento consistente e o efetivo gerenciamento da execução da estratégia. Examinar, analisar e avaliar a evolução das finanças da empresa, bem como do mercado como um todo, é essencial para traçar uma boa estratégia e simular o futuro financeiro da empresa.

Deve-se considerar que os resultados financeiros são consequência do desempenho de todas as áreas operacionais da empresa.

Assim, o FP&A precisa enxergar a organização como um todo, para poder interpretar as informações financeiras, com o olhar holístico e sistêmico dos ambientes internos e externos.

 

Principais atividades de FP&A

  • Validação e compilação de dados financeiros;
  • planejamento da área;
  • projeções financeiras;
  • produção de relatórios de gerenciamento;
  • entendimento e elaboração do orçamento;
  • investimentos planejados;
  • entre outros.

 

FP&A como assessor estratégico

O FP&A é a área da inteligência empresarial que traduz todos os ciclos operacionais em resultados financeiros.

Por isso, o foco do FP&A é a função estratégica com atividades de alto valor – capazes de gerar insights que permitirão e fundamentarão decisões mais assertivas e acuradas em prol do melhor desempenho econômico-financeiro da empresa.

A principal missão da equipe responsável pelo FP&A é aprimorar o processo de tomada de decisão corporativa.

Isso envolve gerenciar os processos de planejamento, previsão e emissão de relatórios da organização, ao mesmo tempo em que produz análises e insights que possam impulsionar mudanças e crescimento.

O FP&A moderno é estratégico e influente.

 

FP&A como parceiro de negócio (o business partner)

Do termo em inglês business partner, o parceiro de negócio é o profissional que atua com olhar de dono da empresa. É uma postura de atuação voltada para soluções que visam a melhoria de resultados do negócio.

É o profissional que colabora com as atividades-fim da organização na interpretação dos números, por meio da análise das relações de causa e efeito, na busca de soluções que elevem o desempenho da empresa de forma constante.

No contexto da área financeira, isso envolve:

  • Informações instantâneas, atualizadas e fidedignas sobre o nível de desempenho da organização;
  • fornecimento de insights e previsão em tempo real suportados por dados;
  • conselhos que agregam valor e auxiliam no processo de tomada de decisões difíceis e complexas; e
  • a avaliação de cenários potenciais para direcionar a alocação de recursos e ações diretas.

 

FP&A e os desafios do setor financeiro

Um estudo realizado em 2020 pela FP&A Trend Survey  revela a complexidade dos desafios enfrentados pelo setor financeiro, principalmente nas organizações de baixa ou média gestão.

Leia sobre esses desafios neste artigo sobre tendências e insights do setor financeiro.

Moore Brasil

Moore Brasil