Saiba como superar os desafios de FP&A

 

As atividades de FP&A refletem na inteligência estratégica de um setor financeiro e, portanto, estão em constante desenvolvimento, não só no que diz respeito aos instrumentais de análise, mas também em relação às tecnologias utilizadas e performance profissional do time envolvido.

A dinâmica acelerada do mercado e o enfrentamento da pandemia de 2020 enfatizaram a necessidade de análises cada vez mais críticas de previsões e cenários, aumentando o protagonismo das atividades de FP&A nos setores financeiros.

Com o objetivo de entender esse cenário e as tendências de FP&A que podem tornar as empresas mais inteligentes do ponto de vista de gestão financeira, a Moore desenvolveu um eBook gratuito de FP&A.

Partindo da tradução de um estudo realizado pela FP&A Trend Survey, pesquisa internacional de referência em gestão financeira, o eBook conta com insights de especialistas da Moore com mais de 20 anos de experiência em finanças empresariais e consultoria organizacional.

 

Tendências de FP&A, segundo a FP&A Trend Survey 2020

A pesquisa FP&A Trends Survey foi patrocinada pela SAP e contou com a participação de 338 pessoas engajadas na função financeira em um conjunto diversificado de indústrias em todo o mundo.

Abaixo, listamos algumas conclusões e tendências levantadas pela pesquisa:

  • Nas melhores organizações do mercado, apenas 19% do tempo é gasto em atividades de baixo valor agregado, enquanto nas organizações de maturidade média, esse tempo sobe para 42%, impedindo que a maioria dos departamentos de FP&A seja um verdadeiro conselheiro estratégico.
  • Em média, as equipes da área financeira alocam apenas 26% do tempo em ações de geração de insights. Para as melhores organizações da classe, isso aumenta para 80%.
  • 56% das organizações baseiam todas ou uma grande proporção de suas decisões em dados. Isso aumenta para 80% para as melhores empresas da classe.
  • Apenas 35% das organizações disponibilizam ao seu corpo diretivo acesso ao desempenho de negócios em tempo real, em comparação com 90% para as melhores organizações da classe.
  • 17% das organizações integraram seu ERP com sua ferramenta de planejamento, em comparação com 60% das melhores empresas da classe.
  • As melhores empresas da classe produzem previsões mais precisas em comparação com a média (63% vs. 38%), e em menos tempo (2 vs. 8 dias).
  • Soluções em nuvem estão diminuindo a dependência de planilhas (73% a 47%), enquanto aumenta a produtividade em 40%.
  • Apenas 7% das organizações baseiam todas as suas decisões em dados, enquanto outros 49% baseiam uma grande parte de suas decisões sobre dados. Para as melhores empresas da classe, esse comparativo é de 80%, mostrando que eles têm uma tendência a tomar mais decisões com base em dados.

A pesquisa revela a complexidade dos desafios enfrentados pelo FP&A, especialmente nas organizações de baixa ou média maturidade de gestão.

Nosso eBook de FP&A  traz insights relevantes que podem ajudar essas empresas a superarem esses desafios, aprofundando questões fundamentais de FP&A abordadas pela FP&A Trend Survey 2020, tais como:

  • Integração da área.
  • Tempos de ciclo de planejamento orçamentário.
  • Tempo para produzir uma previsão e acurácia.
  • Tecnologias para integração de sistemas, acesso a dados, redução da dependência de planilhas, processos mais rápidos, inteligência artificial entre outros.
  • Investimentos em FP&A.

Ebook

Moore Brasil