Planejamento SucessórioÉ inevitável! Ainda que poucas pessoas se sintam à vontade para falar nesse assunto, chega a hora em que temos de tomar decisões para a continuidade dos negócios na empresa e os destinos de seu patrimônio.

Crise na sucessão é o principal fator de mortalidade das empresas familiares no Brasil. Além disso, há um custo com inventário que consome cerca de 10% do patrimônio, caso não tenha havido tempo ao fundador para implementar um planejamento sucessório.

Planejar a sucessão, despertando os sucessores para a responsabilidade dos negócios é indispensável. É o planejamento que garantirá o sucesso na continuidade de sua empresa, além de permitir avaliar com segurança as situações críticas no processo.

A junção de especialidades oferecidas – especialmente nas atividades de auditoria e consultoria – permitem desenvolver questões de liderança, confiabilidade, reposicionamento estratégico, leis e regulamentos, esclarecendo aquelas dúvidas mais complexas na transição das gerações e da gestão.

O planejamento sucessório nada mais é do que a constituição de uma importante ferramenta jurídica que intercala ramos distintos do direito (sucessório, societário, tributário, civil, entre outros), de forma a criar uma sob medida às necessidades de cada pessoa. Ele pode ser implementado tanto por testamento quanto por inventário extrajudicial e ainda por outras formas menos usuais, mas eficazes também.

O principal interesse do planejamento sucessório é a manutenção da fonte de renda, por meio da passagem do controle de empresas, planejamento para prevenção de conflitos familiares e a prevenção de eventuais problemas com o patrimônio.

O Planejamento Sucessório permite identificar, com antecedência, possíveis conflitos além de garantir um processo eficiente e menos oneroso.

Conheça, com os especialistas da Moore Stephens, os aspectos jurídicos e tributários que lhe orientarão em como planejá-lo.

 

Moore Brasil