É sabido que o crescimento de uma empresa é diretamente proporcional às ações rápidas e efetivas que essa toma, aliás, o fator decisivo contra seus concorrentes mora justamente nas decisões dinâmicas e hábeis. 

Todavia é preciso saber antes de tudo as ferramentas para que as escolhas sejam feitas com confiança, e principalmente, assertividade!  Uma delas é o uso inteligente dos dashboards financeiros.

 

Mas primeiramente, o que de fato são dashboards? 

São painéis de informações que reúnem, de maneira clara e compreensível, os dados e métricas mais relevantes para o negócio em questão. Essa centralização e visibilidade permitem então um controle eficiente e a visão macro das áreas analisadas. 

Uma característica marcante é sua interface gráfica que permite que seus usuários percebam e analisem de maneira rápida os indicadores de desempenho e métricas importantes, e assim podem tomar decisões que levam a empresa a conquistar os seus objetivos.E justamente por essa razão que muitos profissionais enxergam os dashboards como relatórios de progresso. 

 

Vantagens da utilização de dashboards

Muitos são os benefícios para empresas em crescimento que optam por usar dashboards financeiros. Alguns deles são: 

  • Gestão mais eficiente: com dados claros diminui-se consideravelmente falhas na comunicação. As etapas de todo processo são acompanhadas com mais precisão e assim possíveis sobrecargas e gargalos podem ser corrigidos antecipadamente. Aumenta-se então a integração e sinergia entre toda a equipe.  Além de se obter maior precisão, também é possível identificar tendências com facilidade, e não apenas visualizar números e resultados isolados.

 

  • Cultura organizacional: para conquistar os objetivos pretendidos, é preciso metas que sejam antes de tudo mensuráveis. Essas métricas de mensuração são os passos na direção de alvos predefinidos. Com o uso de dashboards financeiros, a equipe irá se acostumar e entender a análise dos resultados, sabendo quais dados são de fato relevantes, orientando-se por prioridades alinhadas à cultura e estratégia da empresa. O foco nos procedimentos e resultados se torna maior, aumentando assim produtividade e claro, lucratividade. 

 

  • Padronização e acessibilidade: Além da cultura organizacional, o uso de dashboards permite a padronização das métricas, resolvendo e evitando problemas recorrentes como acúmulo de e-mails desnecessários e repetidos, falhas na comunicação, criação (e leitura) de relatórios imensos que muitas vezes não são compreensíveis, arquivos e planilhas guardados em diferentes locais, entre outros.  

 

  • Decisões rápidas: Embora algumas decisões demandem tempo e análise, é fato inquestionável que ter dados prontos e simples de serem lidos e entendidos, diminui o tempo de análise para que escolhas sejam feitas, sejam elas operacionais, táticas ou estratégicas.

 

Diante do exposto é evidente que uma empresa ao não valorizar e estruturar seus dashboards com as informações que são de fato relevantes para seu negócio, de maneira clara e visível, acaba tropeçando em situações básicas do seu cotidiano, como organização e comunicação, por exemplo. Sendo assim, circunstâncias que teriam resoluções fáceis e simples acabam tornando-se problemas complexos. 

Além de que, ao não visualizar o desempenho de maneira inteligível, a própria visão tático- estratégica da empresa fica comprometida, afetando diretamente o crescimento da mesma. 

3 exemplos de dashboards financeiros para empresas em crescimento

Exemplos de dashboards financeiros

Entretanto, é claro que cada informação serve para um fim, e exatamente por isso existem vários tipos de dashboards financeiros usados para empresas em crescimento, com funções particulares. Aqui estão exemplos de dashboards financeiros que são usados por empresas em crescimento: 

 

Operacional

Um dashboard financeiro com foco operacional traz informações úteis para que, como o próprio nome indica, o desempenho das operações melhorem. Alguns dados que podem ser avaliados nesses painéis são: fluxo de caixa, saldo de recebimentos, saldo de pagamentos, e outras métricas relevantes para o negócio especificamente no que tange a operação. 

Contém informações como produção, estoque, cadeia de suprimentos, capacidade produtiva, etc. Muitas vezes o dashboard operacional não é devidamente valorizado e bem feito devido à falsa crença de que não é importante, enquanto que, na verdade, ele afeta diretamente as visões tática e estratégica.

Características: cotidiano, curto prazo, foco nas ações.

Vantagens: Identificação rápida de falhas críticas e correções antecipadas. 

Exemplo:

Gráfico

Fonte: Lever Pro

Tático 

Com informações para que as metas a médio prazo sejam atingidas, mostra-se como uma soma de ações do dia-a-dia e assim dá ao gestor a capacidade de análise da dados como: visão de tesouraria (caixa, projeção, endividamento), visão de cliente (perfil do cliente, prazo médio de recebimento, inadimplência, aging de contas a receber); fornecedor (prazo médio de pagamento e aging de pagamento).

 

Diferente do operacional, o dashboard financeiro tático cruza informações, dando àquele que analisa uma visão mais ampla dos processos e resultados. 

 

Características: mais complexo que o operacional, médio prazo, foco nas metas. 

Vantagens: informações de e para diversos setores.

 

Gráficos 2

Fonte: Lever Pro

Gráficos 3

Fonte: Lever Pro

 

Estratégico

Os indicadores mostrados em um dashboard financeiro estratégico podem ser: lucratividade, rentabilidade, margem bruta, margem contribuição, índice de endividamento, ROAS, ROE, índices de liquidez, entre outros. E são essas as informações que permitem à alta direção da empresa mobilizar todos os recursos para atingir objetivos de longo prazo.

 

Características: longo prazo, foco nos objetivos.  

Vantagens: visão macro e completa da saúde e sustentabilidade financeira. 

Exemplo:

Gráficos 4

Fonte: Lever Pro

Esses são apenas exemplos, existem muitos outros indicadores para complementar a visão e saúde financeira da empresa, assim como tipos de dashboard. Esses KPI’s dependem, é claro, da visão e dos objetivos da empresa, suas prioridades e necessidades. Há painéis de informação focados apenas nas vendas ou só nas saídas e fornecedores, no ticket médio, ROI, nível de endividamento e assim por diante. 

 

São inúmeras as possibilidades, assim como as vantagens. Porém, é preciso que as empresas entendam a necessidade e o valor dos dashboards financeiros para o crescimento sustentável e escalável de sua empresa.

 

Como fazer dashboards financeiros? 

Muitas empresas utilizam o Power BI, serviço de análise de negócios da Microsoft. Embora a plataforma seja de grande ajuda e ofereça aos seus usuários insights mais aprofundados, em muitos casos ainda é uma ferramenta limitada por não ser específica para dados financeiros. 

 

Para isso existem ferramentas focadas nessa demanda e necessidade, trazendo dados e informações integrais e assim satisfazem de maneira completa e específica as exigências da empresa. Um exemplo de ferramenta é a LeverPro, focada em soluções e integrações financeiras. 

 

Conclusão

Ao implementar os dashboards personalizados à necessidade do seu negócio, é possível ter uma visão mais completa de cada parte do processo e identificar os gargalos, para melhoria contínua, redução de custos, aumento da produtividade e lucratividade e outros vários benefícios.

Mas, e após iniciar o uso de ferramentas de dashboards financeiros, como analisar e interpretar os dados para ter uma gestão mais estratégica e eficiente, com tomadas de decisões orientadas por dados? 

Não basta ter a melhor ferramenta de gestão empresarial ou financeira, sem a aplicação estratégica e devida interpretação das informações. Por isso, se faz necessária a contratação de serviço especializado como Witan, uma assessoria financeira composta por um time de especialistas para realizar uma análise financeira aprofundada e fundamentar o seu planejamento financeiro.

Além de ter um custo muito acessível, oferece à empresa habilidades multidisciplinares, apoia o gestor financeiro na geração de insights e amplia sua influência no processo decisório da empresa, aumentando também a maturidade analítica do negócio.

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