Após meses de negociação, foi admitido pelo parlamento britânico o acordo entre Brasil e Reino Unido a fim de eliminar a dupla tributação sobre a renda e prevenir a evasão e elisão fiscais nas transações entre os dois países. A sua aprovação é um marco significativo que fortalece os laços comerciais entre as duas nações. No entanto, ainda será preciso que o Congresso brasileiro ratifique o acordo para que ele entre em vigor.

O tratado abrange diversos tipos de impostos, o que permite uma cooperação tributária abrangente e efetiva, proporcionando maior segurança e previsibilidade para empresas e investidores que atuam em transações comerciais e financeiras entre os dois países.

O acordo é baseado no modelo de convenção tributária da OCDE e segue as diretrizes do Projeto BEPS (Base Erosion and Profit Shifting), que visa combater a erosão da base tributária e a transferência de lucros para jurisdições de baixa tributação. Assim, busca-se garantir que as empresas não utilizem o acordo de forma abusiva para evitar ou evadir o pagamento de impostos.

Promovendo um ambiente mais propício para investimentos bilaterais e parcerias estratégicas.

Um dos principais benefícios do acordo para o Brasil é a atração de investimentos estrangeiros e o estímulo ao comércio bilateral. A eliminação ou redução da tributação sobre rendimentos originados no país parceiro torna o ambiente de negócios mais atrativo e menos complexo, o que impulsiona o crescimento econômico e o aumento das atividades comerciais.

Além disso, o acordo prevê medidas de combate à evasão fiscal e à lavagem de dinheiro, permitindo o intercâmbio de informações entre as autoridades fiscais do Brasil e do Reino Unido. Essa colaboração fortalece os mecanismos de transparência fiscal e a cooperação mútua na prevenção e repressão de atividades ilegais relacionadas à tributação.

Os investimentos bilaterais entre o Brasil e o Reino Unido são substanciais, demonstrando o potencial de crescimento econômico que essa parceria tributária pode impulsionar. Empresas multinacionais de ambos os países atuam em setores diversos, e a cooperação tributária permitirá uma utilização mais eficiente dos recursos, redirecionando o dinheiro que antes servia para o pagamento de tributos, realocando-o para investimentos em pesquisa, inovação e desenvolvimento.

Mas o que falta para a implementação do acordo?

A aprovação do acordo pelo parlamento britânico, após longo período, gerou otimismo, mas o fato de ainda estar pendente de ratificação no Congresso brasileiro tem causado preocupação entre as empresas e investidores britânicos interessados em expandir suas operações no Brasil. A paralisia no avanço do acordo por parte do Brasil pode afetar negativamente a confiança dos investidores e prejudicar as oportunidades de negócios entre os dois países.

Portanto, é fundamental que o Congresso brasileiro dê a devida atenção ao acordo e tome as medidas necessárias para ratificá-lo o mais breve possível. A implementação eficaz desse tratado trará benefícios mútuos, fortalecendo as relações bilaterais, promovendo o crescimento econômico e atraindo novos investimentos para ambas as nações.

Em conclusão, o acordo de não bitributação entre o Brasil e o Reino Unido representa um passo significativo em direção ao fortalecimento das relações comerciais e à promoção de investimentos mútuos. A eliminação da dupla tributação sobre a renda não apenas simplificará os processos para empresas e investidores, mas também abrirá novas oportunidades de negócios em setores diversos, impulsionando o crescimento econômico e a colaboração entre as nações.

Se você tiver alguma pergunta ou quiser discutir como esse acordo pode impactar suas operações, não hesite em entrar em contato conosco.

Fale com os profissionais da Moore!

Fontes: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-07/parlamento-britanico-aprova-acordo-de-nao-bitributacao-com-o-brasil  

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2022/novembro/acordo-entre-brasil-e-reino-unido-busca-ampliar-fluxos-bilaterais-de-comercio-e-investimento

https://www.migalhas.com.br/depeso/390849/acordo-de-nao-tributacao-dupla-entre-o-brasil-e-o-reino-unido

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/reino-unido-aprova-acordo-com-brasil-para-evitar-dupla-tributacao/

Taiguara Lima

Diretor de Impostos da
Moore em São Paulo.