Plano de negociosHoje em dia várias pessoas procuram dar créditos as suas ideias e montar seu próprio negócio. Essa é uma opção de carreira no mercado de trabalho: ser um empreendedor. Mas, afinal como ter sucesso? Como fazer um bom plano de negócio? Qual o suporte necessário que você precisa nessa empreitada?

Um Business Plan, ou plano de negócios, basicamente consiste em uma ideia com foco em uma necessidade de mercado. Essa ideia pode ser inovadora ou até mesmo com empresas que já trabalham no mercado, como é o caso das franquias.

A principal dificuldade é encontrar uma necessidade real para conseguir supri-la com a atividade da empresa. Entenda alguns pontos essenciais para a elaboração de um bom plano de negócios:

O Capital – como definir esse capital, que devera servir ao menos para cobrir o investimento inicial e depois as despesas de giro do negocio (“capital de Giro”). É necessário também fazer um estudo do mercado com pesquisas e dados sobre concorrentes que trilharam o caminho para prever quando será o retorno desse capital e se é viável tal investimento, assim como formação de preço do produto e serviço, ainda tendo como referencia o mercado e concorrência.

Dados sobre o negócio – pesquisar com empreendedores no ramo e com possíveis clientes e fornecedores para saber se tudo está encaixado com a verba e o planejamento disponível e também entender as aspectos operacionais relevantes do novo negocio. A estratégia é parte fundamental de sua empreitada. Como o seu negócio vai iniciar e qual será a evolução dele, claro, pode mudar de acordo com o encaixe que terá no mercado, mas é importante também planejar como será a comunicação, a administração, o financeiro, a precificação e suas respectivas mudanças de patamar com o passar do tempo.

Tipo de negócio – uma franquia costuma ser menos trabalhoso. Ela já possui casos de sucesso e segue um modelo padrão. Em geral você consegue definir a média de ganho e de gasto e quanto tempo terá para receber o retorno sobre o investimento. Uma ideia inovadora em geral demora mais para sair do papel. Muito mais que amadurecer a ideia dentro de sua cabeça é necessário viabilizar ela na realidade que vivemos. Só que ideias inovadoras são algo que, se bem elaboradas, podem alcançar ótimo desempenho mais rapidamente. Mas, sendo um negocio inovador e bom, depois virá o trabalho de lidar com a entrada de novos concorrentes, o que também devera ser previsto e ter planos de ação especificamente talhados.

Ajuda especializada – muitas organizações deixam de ter sucesso porque o empreendedor não sabe delegar poder. Ninguém tem conhecimento suficiente sobre todas as áreas de um negocio. Não esqueça que as vezes o sucesso se faz por diferenças mínimas alcançadas consecutivamente. Assim,a busca por otimização de desempenhos, através da contratação de uma equipe, própria ou terceirizada, de profissionais experientes, pode fazer toda a diferença. Tanto na fase de elaboração de seu plano de negocio, como na operação de áreas técnicas especificas, empresas especializadas podem lhe oferecer a consultoria competente que você necessita. As questões tributárias, especialmente, não podem ser ter seu efeito minimizado, tanto pelo seu peso na formação dos custos como pela quantidade de tarefas, muitas vezes complexas, que nossa legislação tributaria obriga ao empresário atender regularmente. Uma qualificada equipe contábil, também será muito relevante para lhe ajudar a controlar e projetar desempenhos para seu negócio. Por certo que uma consultoria qualificada nessas duas área será fundamental para o sucesso de seu negocio.

Ideia, planejamento, ação dedicada e controle permanente de desempenho são os pilares necessários para você transformar o seu sonho em realidade e construir sua empresa com bases sólidas para um futuro promissor.

O que acharam dessa conversa? Acreditam que tenha mais do que isso para montar um plano de negócio? Queremos saber sua opinião!

Moore Brasil