Planilha gratuita para controle do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta que tem o objetivo de projetar as entradas e saídas de recursos financeiros de uma empresa – um controle importantíssimo para enfrentar crises sem precedentes, como a que estamos vivendo agora.

As medidas de isolamento social visam a contenção da epidemia da COVID-19, mas trazem consequências muito sérias à saúde financeira das empresas. Mais do que em qualquer outra situação, o momento é de controlar o caixa.

Por isso, nosso especialista em consultoria financeira, Rogério Nunes, diretor do escritório de Joinville e diretor executivo financeiro da rede Moore no Brasil, está disponibilizando, gratuitamente, para você e a sua empresa uma planilha eletrônica para controle do caixa – fluxo de caixa.

Por meio dela, você vai poder identificar os impactos dessa crise no caixa da sua empresa e ter condições de tomar as medidas preventivas.Controle do fluxo de caixa: qual é o impacto da crise no caixa da sua empresa?

Dicas de controle de caixa

Não custa retomar duas dicas fundamentais para o controle de caixa, elaboradas por Rogério Nunes:

Administração do caixa – o controle do caixa, para ser efetivo, deve ser feito diariamente e inicia com a análise dos extratos bancários. Trata-se do fluxo de caixa diário. Os relatórios de movimentação do caixa, para apresentarem uma informação inteligente, devem demonstrar as rubricas das entradas e saídas de caixa, com destaque para as atividades operacionais. Por exemplo: Entradas operacionais: (cobrança de clientes – à vista; cobrança de clientes – a prazo); e Pagamentos operacionais: (fornecedores de matéria-prima; impostos; salários e encargos sociais; e outros pagamentos operacionais). Esta distinção tem como objetivo avaliar se a atividade operacional da empresa é geradora ou não de recursos financeiros. O outro grupo refere-se às atividades não operacionais, que demonstram as captações de recursos (entradas) e as amortizações destas captações (saídas). Desta forma, é possível, por exemplo, avaliar se os recursos gerados pelas atividades operacionais são suficientes para cobrir as obrigações financeiras.

Previsão de caixa – esta é a ferramenta de administração do futuro e tem a mesma estrutura de apresentação. No entanto, para que produza os efeitos desejados, os valores projetados devem obedecer a parâmetros muito coerentes: integração com os valores a receber e a pagar; integração com os contratos de financiamento; previsões de vendas e premissas coerentes de prazos de recebimento e pagamento etc. Uma vez em funcionamento, a previsão de caixa será uma importante ferramenta para tomada de decisões e direcionamento dos negócios.

Para a Moore, não importa o tamanho, o ramos de atividade ou o nível de complexidade do seu negócio: nós estamos aqui por você, sempre que precisar.

Conheça também nossos eventos virtuais, realizados para ajudar as empresas a superarem a crise provocada pela COVID-19.

Moore Brasil