Saiba porque a governança é um fator-chave para o sucesso dos projetos de transformação dos negócios e conheça os principais fatores desse processo

O cenário competitivo atual, com o advento de novas tecnologias digitais e disruptivas em um acelerado mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), com o surgimento de novos modelos econômicos, exige que as empresas se reinventem e se adaptem à evolução acelerada, em busca de novos projetos que possam promover uma verdadeira transformação dos negócios.

No capítulo “Governança e gestão da transformação do negócio, uma nova ordem e desafio à redefinição de competitividade” do livro “Governança, Risco e Conformidade – GRC: siga este conselho”, nosso diretor e especialista em Governança Corporativa e GRC, Vladimir Barcellos Bidniuk, disserta sobre a nova tendência global transformadora que marca a percepção, pelos líderes empresariais, do impacto que a tecnologia digital disruptiva causa em suas empresas, assim como o papel importante da governança na gestão da transformação dos negócios perante o processo de redefinição do cenário competitivo.

Nesse contexto, ele destaca o modelo transformador BTM2 (Business Transformation Management Methodology) – desenvolvido pela Academia de Transformação de Negócios (BTA) da SAP, gigante alemã do segmento de tecnologia da informação – o qual consiste em uma metodologia inovadora que orienta e apoia os projetos de transformação dos negócios.

Além disso, o autor elenca no capítulo os fatores que devem orientar um modelo efetivo para a transformação dos negócios e dá luz aos princípios organizadores desse processo.

Enfim, fica claro o quanto a governança é fundamental para o sucesso de qualquer processo de transformação dos negócios. Segundo o autor, “a devida política de governança instituída em visão estratégica é uma força claramente visível” e como resultado “as pessoas irão entender rapidamente que qualquer oposição ao processo de transformação poderá levar rapidamente a uma condição desfavorável ou sem saída para a organização”, conclui.

Leia o capítulo inteiro sobre o assunto no livro “Governança, Risco e Conformidade – GRC: siga este conselho”. Aliás, recomendamos a leitura completa da obra, que traz uma coletânea de artigos imprescindíveis para quem deseja se aprofundar nas melhores práticas de GRC – a ferramenta moderna da longevidade empresarial.

Veja também o quanto ganha uma empresa que adota boas práticas de governança corporativa. E entenda os principais desafios desse processo.

Quer ganhar o livro “Governança, Risco e Conformidade – GRC: siga este conselho” e aprofundar o seu conhecimento? Clique no botão abaixo e participe do nosso sorteio!

Moore

Moore Brasil