O quanto ganha uma empresa que adota boas práticas de governança corporativa?

Livro sobre GRC aborda a questão e aprofunda pontos determinantes para o futuro das empresas

Não importa o tamanho ou a atividade empresarial. Boas práticas de Governança Corporativa não são um privilégio apenas das grandes corporações. Elas são benéficas para todas as empresas que desejam ter saúde rumo ao crescimento, inclusive startups, pequenas ou médias.

No capítulo “O valor entregue pelas práticas de Governança Corporativa” do livro “Governança, Risco e Conformidade – GRC: siga este conselho”, nosso diretor e especialista em Governança Corporativa e GRC, Vladimir Barcellos Bidniuk, discorre sobre questões importantes para o processo de Governança Corporativa nas pequenas, médias e grandes empresas, inclusive startups, em frente das rápidas transformações socioeconômicas em escala global.

Para ele, “a entrega de valor à organização e a todas as partes interessadas e a demonstração de confiança aos mercados são uma consequência natural do estabelecimento do processo de Governança Corporativa”.

Segundo nosso especialista, o cenário de mudanças sociais, econômicas e tecnológicas exige a construção de modelos corporativos bimodais, tanto de governança como de gestão, para que seja possível a continuidade e longevidade do negócio. Nesse contexto, ele explica o conceito de bimodalidade (organismo de análise de tendências tecnológicas e negócios), que consiste no investimento em modelos transformadores de toda cadeia produtiva e de relacionamento com as partes envolvidas e interessadas da organização.

A Governança Corporativa é uma questão de valor e futuro do negócio, e não se restringe somente ao cumprimento de regras ou mecanismos regulatórios. Cabe aos conselhos, acionistas ativos e demais líderes empresariais estabelecerem estratégias para que a gestão cumpra a inserção corporativa neste cenário de acelerada transformação, e assim mantenha uma boa performance frente às incertezas, oportunidades e riscos.

Não deixe de ler o capítulo completo escrito pelo diretor da Moore Stephens no livro “Governança, Risco e Conformidade – GRC: siga este conselho”. Aliás, recomendamos a leitura completa da obra, que traz uma coletânea de artigos imprescindíveis para quem deseja se aprofundar nas melhores práticas de GRC – a ferramenta moderna da longevidade empresarial. (Saiba mais aqui).

Leia também nosso artigo sobre soluções integradas de CRC. E saiba mais sobre os desafios da governança corporativa.

Moore Brasil