A Auditoria Independente tem como principal objetivo assegurar a fidelidade das informações de uma organização utilizadas ou prestadas por sua administração ou corpo de investidores.

O caráter independente está relacionado ao fato de que a auditoria deve ter total independência na execução de seus trabalhos, não devendo ter nenhum vínculo de dependência com a empresa objeto de análise. É por essa característica, que ela também recebe o nome de Auditoria Externa, por requerer um olhar externo e totalmente independente dos benefícios ou ônus que a empresa pode gerar para a sociedade.

Nessa perspectiva, podemos relacionar os principais tipos de auditoria independente e como cada um deles pode auxiliar na gestão e crescimento dos negócios:

Auditoria Contábil – é uma técnica de especialização das ciências contábeis, que reúne um conjunto de procedimentos metodológicos e regulamentados utilizado para examinar os registros contábeis e financeiros de uma entidade, através de análises documentais e coleta de informações referentes aos controles do patrimônio. Tem o objetivo de obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil ou internacionalmente (IFRS) e se as demonstrações financeiras deles originadas refletem, adequadamente, a situação econômico-financeira do patrimônio, o resultado de suas operações, as mutações de seu patrimônio líquido e os seus fluxos de caixa correspondentes ao período administrativo examinado. No Brasil, é necessário conhecer profundamente as Normas de Auditoria Independente emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC); as diretrizes expedidas pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON); os pronunciamentos técnicos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC); além de regulações específicas de autarquias ou determinados órgãos de classe.

Auditoria Fiscal – também chamada de auditoria ou consultoria tributária, tem como objetivo principal analisar se todas as obrigações tributárias estão sendo cumpridas corretamente por uma empresa de acordo com a legislação, desde a apuração, o controle e o pagamento de um tributo, até a sua formalização em obrigação acessória para os Fiscos Municipais, Estaduais e Federal. Assim, ela auxilia a gestão da empresa na elaboração do planejamento tributário, controle e bom andamento dos procedimentos legais que envolvem o pagamento e a recuperação de impostos ou quaisquer outras especificidades relacionadas à parte fiscal de uma organização. É necessário conhecer profundamente todos os tipos de legislação tributária, assim como sua correspondente aplicação nos diferentes setores e atividades da economia.

Auditoria Operacional e de Sistemas: atua nos chamados ciclos operacionais de uma organização, responsáveis pelo controle das atividades necessárias ao desempenho empresarial, tais como: departamento pessoal, compras, vendas, contas a pagar, contas a receber, custos, estoques entre outros. O objetivo é analisar se os controles mantidos nessas áreas e os sistemas de informação estão sujeitos a erros ou fraudes e se estão integrados corretamente, para gerar informações precisas à Administração da organização.

Moore Brasil