Os profissionais certos para FP&A

FP&A

A equipe multidisciplinar de FP&A

Um bom profissional de FP&A é aquele capaz de analisar diferentes tipos de dados de maneira estratégica. Entender as informações, cruzando dados e métricas, é fundamental para exercer bem a função.

Uma análise minuciosa contribui para que os profissionais envolvidos se aperfeiçoem em descortinar e analisar situações problemáticas, localizar sua causa raiz e prescrever soluções.

É preciso ter o olhar afiado para detectar as mudanças dos padrões de comportamento da operação, inteligência para compreender o significado de cada dado e determinar qual a melhor maneira de tratá-lo para seu uso mais adequado no processo decisório.

Essas circunstâncias demandam que os profissionais de FP&A sejam pessoas capazes de aferir com precisão quais movimentos financeiros uma empresa deve fazer para ter o sucesso ideal em um mercado em constante mudança.

É preciso estar sempre alerta aos sinais mais sutis das alterações conjunturais. À medida que os negócios, o mercado e a economia se transformam, os analistas também devem evoluir continuamente, mantendo-se sempre atualizados em todos os aspectos dos negócios, indústria e tendências econômicas. Isso, sem deixar de se aperfeiçoar no tocante às tecnologias e soluções analíticas disponíveis para a constante evolução de sua atividade.

Nosso eBook sobre FP&A traz insights imprescindíveis para a atuação desse profissional.

É incomum que apenas um profissional cubra todas essas funções. De maneira geral, as empresas precisam montar times multidisciplinares, com elevado nível de senioridade e com competências complementares para que as atividades de FP&A sejam efetuadas de forma eficaz. A terceirização dessa equipe multidisciplinar pode ser uma solução.

 

Atuação holística interdepartamental

Na edição do CFO Evolution dedicada a FP&A, Túlio Abi-Saber, CFO da Algar Telecom, nos deu um exemplo prático de como deve ser a atuação holística interdepartamental de um time de FP&A.

Eu sempre coloco para minha equipe que nós temos que sair da nossa caixa e entender o chão de fábrica e a área comercial, por exemplo. A área fiscal e tributária também é obrigação nossa entender. Para que possamos afinar a área de FP&A todos que trabalham no setor financeiro devem sair da caixa e responderem à seguinte pergunta: como nós ganhamos dinheiro?

Para ele, a resposta a essa pergunta e a atuação holística interdepartamental são essenciais para um FP&A robusto que expresse a realidade de onde a empresa quer chegar.

 

Orientação para o futuro

Administrar uma empresa é um desafio constante. Demanda tempo e dedicação. A recompensa pelo trabalho bem-feito é o crescimento do negócio e poder colher os bons frutos plantados ao longo dos anos. E esse processo não acontece da noite para o dia.

O crescimento sustentável de uma empresa requer planejamento bem estruturado, e para tal, a área financeira tem papel fundamental.

Equipes multidisciplinares bem organizadas, com funções claras, com expertises complementares e focadas na proposição de caminhos alternativos para futuro, são algumas das competências organizacionais necessárias para orientar o crescimento do negócio.

Se você busca o crescimento sustentável do seu negócio, conheça o Witan, o serviço de FP&A da Moore que engloba a expertise multidisciplinar, tecnologia e metodologia de planejamento e análise que auxiliam o seu setor financeiro no processo de tomada de decisão.

Fale agora com um especialista em FP&A:

Moore Brasil