Plano de expansão: como abrir uma filial fora do paísOrganizações empresariais de sucesso tendem à expansão e, em certos momentos, é vantajoso que a abertura de uma nova filial, seja feita fora do país de origem. Não raramente, essa é uma medida mais vantajosa para empresas que atuam com comércio exterior, pois facilita o aumento do volume de exportação e pode minimizar custos.

Planejando a expansão, a abertura de filial no exterior, pode ser um caminho perfeitamente possível para micro, pequenas e médias empresas, que atuem com empresas de segmentos envolvidos com importação e exportação de produtos.

É evidente que, quando da tomada de decisão em abrir uma filial no exterior, o empresário deve se cercar de todo o suporte jurídico e contábil, visto que devem ser levadas em consideração as legislações tanto no país onde encontra-se a matriz da empresa, quanto no país onde a filial será aberta. Esta decisão deve ser precedida de estudo sobre o mercado existente no país onde se pretende abrir a subsidiária tendo foco no conhecimento da legislação envolvida e o mercado de atuação.

A maior parte dos países do mundo aderiu ao acordo de harmonização das normas de contabilidade, as IFRS (International Financial Reporting Satandards), que são um conjunto de pronunciamentos sobre procedimentos e critérios a serem adotados na contabilidade. Tais normas são publicadas pela International Accounting Standards Board (IASB). No Brasil, estas são editadas pelo CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis e aprovadas pelo CFC – Conselho Federal de Contabilidade.

As demonstrações financeiras em IFRS tem o objetivo de informar aos usuários (investidores, empregados, fornecedores, clientes, instituições financeiras ou governamentais, agencias de notação e público) sobre a posição financeira e patrimonial da empresa, assim como os resultados apurados durante um período de forma a dar-lhes subsídios em suas tomadas de decisão.

Por meio de nossas áreas de consultoria tributária e outsourcing contábil com abrangência internacional, o empresário dispõe de assessoria à gestão estratégica da carga tributária e responsabilidade fiscal perante o país de origem, bem como o suporte a questões relacionadas ao país onde a filial será aberta.

O suporte à administração, no sentido de familiariza-la com a legislação do país, facilita no cálculo de impostos, emissão de notas fiscais e fortalece as relações comerciais O melhor conselho para o empresário que deseja abrir uma filial em qualquer outro país é procurar serviços especializados que o auxiliem nessa etapa de crescimento. Isso, além de economizar tempo, possibilita que a empresa dê passos seguros, de acordo com as regulamentações contábil, fiscal e tributária dos países envolvidos no plano de expansão.

Está planejando expandir os negócios? Tem alguma dúvida? Compartilhe conosco!

Moore Brasil