Time interno ou externo de FP&A

time de FP&A

Implementando um time de FP&A

Ter um time de FP&A significa oferecer suporte estratégico à alta cúpula da organização (C-level e Conselho) para auxiliá-la no processo de tomada de decisão sobre as diretrizes do negócio.

Os profissionais de FP&A devem ter visão de negócio de longo, médio e curto prazo, para interpretar os dados operacionais, além de dominarem os sistemas de controles de onde esses dados são extraídos.

As equipes iniciantes no tema são capazes de realizar análises descritivas, ou seja, avaliar o que aconteceu no negócio (fazer autópsia, olhar o passado). Já aquelas mais maduras conseguem interpretar o comportamento dos dados para prever e projetar tendências do negócio, para que a rota seja corrigida quando for necessário. É o que se chama de análises prescritivas.

Para que o time de FP&A seja robusto e tenha competência suficiente para exercer o que se propõe nos mais altos níveis de maturidade, precisa contar com talentos multidisciplinares e com muita senioridade.

Esses são fatores geralmente muito custosos para a operação das empresas. A contratação de profissionais especializados contribui para que o negócio cresça de maneira sustentável, pela agregação máxima de valor aos produtos e serviços oferecidos ao mercado, mas tende a custar caro.

Esse é o momento de pensar nas vantagens de um time interno ou externo de FP&A.

 

Vantagens de um time interno de FP&A

Os times internos de FP&A são vantajosos por estarem inseridos no dia a dia do negócio, estando mais propensos a captarem mudanças e variações da empresa que podem ser importantes para o planejamento da área.

Para a equipe interna ser eficaz, é essencial ter experiência para entender dados e habilidades técnicas, a partir das ferramentas analíticas disponíveis.

Portanto, significa ter profissionais que tenham conhecimento de negócio, gestão e que saibam traduzir todos esses aspectos em números. Geralmente, essa é a realidade de empresas de maior maturidade analítica. A maturidade analítica é mais usualmente encontrada nas grandes empresas, que possuem lastro orçamentário para manutenção de equipes caras e aquisição de sofisticadas ferramentas analíticas.

 

Vantagens de um time externo de FP&A

Para empresas com baixa maturidade analítica e com restrições orçamentárias, mas que buscam inteligência para tomar melhores decisões, uma boa alternativa é buscar parceiros externos especialistas em FP&A.

O outsourcing das funções estratégicas de planejamento e análise financeira pode acelerar o processo de alavancagem da maturidade analítica, por permitir acesso às melhores práticas do mercado, disponíveis no parceiro externo, por conta de sua atuação em diversos setores da economia e nos diferentes perfis de empresas.

Assim, o custo de aprendizagem é reduzido drasticamente, aumentado significativamente o retorno da área. Sem falar na visão externa ao negócio, para prover análises críticas à alta cúpula, sem o risco do viés ou influência interna de outros gestores. Isso é um grande ganho para a governança empresarial.

 

A escolha certa do time de FP&A

A decisão sobre a escolha do parceiro externo de FP&A é um processo delicado, pois significa abrir os dados sensíveis da empresa a terceiros e apoiar as decisões estratégicas em análises por eles. Isso exige que o parceiro seja alguém de elevada competência, respeitabilidade e reputação, em quem se possa confiar quase que cegamente.

Essa terceira parte confiável precisa combinar competência técnica, histórico ilibado e postura de business partner, ou seja, postura de dono.

A Moore é uma escolha assertiva dessa terceira parte, por ser a rede de profissionais que atua com tradição mundial e personalidade local. Fale com nossos especialistas em FP&A.

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