As vantagens da aplicação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) A NF-e faz parte do conjunto de procedimentos do Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que se subdivide em três outros projetos, como o SPED contábil, SPED fiscal e a nota fiscal eletrônica. Atualmente, nenhum órgão, e em breve, nenhuma empresa privada, deverá aceitar qualquer nota fiscal que não seja a NF-e.

Muitas pessoas ainda não compreenderam a importância dessa mudança radical da gestão fiscal e destacam apenas os pontos negativos da NF-e, como por exemplo, o aumento da demanda de trabalho, a nota fiscal eletrônica ficar exposta ao Fisco em tempo real, entre outros. Contudo, as medidas estabelecidas pelo SPED trouxeram também uma série de benefícios, já que com sua implantação, passaremos a ser uma sociedade mais justa e de responsabilidade cidadã. Além disso, temos que considerar que isto tudo representa uma tendência à modernidade tecnológica, que visa única e exclusivamente o aprimoramento da relação fisco x contribuinte.

A obrigatoriedade da NF-e trouxe algumas oportunidades de ganho para o Estado, como uma maior eficiência da fiscalização, o estimulo à cidadania (caso do ICMS no Estado de São Paulo, quando se informa o CPF na emissão da Nota Fiscal), maior transparência, redução de papel a ser utilizado na emissão das Notas Fiscais, entre outros.

A nota fiscal eletrônica também representa algumas mudanças para o administrador público, tais como a necessidade de planejar mais detalhadamente um projeto, o maior engajamento de empresas e contadores, a decisão entre utilizar estrutura própria ou de terceiros, entre outros detalhes.

Quem convive com a parte prática e também burocrática que envolve esses assuntos, sabe da importância de possuir profissionais experientes pra realizar todos os passos necessários de forma segura e, consequentemente, mais econômica. A NF-e, sem dúvida, representa uma modernização tributária, a qual o sucesso depende da forma de comunicação, do planejamento e do apoio de uma empresa de consultoria experiente, que possa atender todas as necessidades do processo.

Moore Brasil