Somos a mais experiente do Brasil

Fatos contam história. Experiência gera confiança. É assim que definimos a trajetória da Moore no segmento de serviços financeiros em 29 anos de atuação.

Instituições financeiras, cooperativas de crédito, seguradoras e gestoras de investimento contam com o time da Moore 100% dedicado ao setor, para soluções de auditoria, consultoria e outsourcing.

180 cooperativas de crédito, de Norte a Sul do país, já contrataram a Moore para essas demandas. Até o momento, somamos 900 relatórios de auditoria emitidos para o setor, expertise alocada no escritório de Ribeirão Preto.

Diante do crescimento vertiginoso do cooperativismo nos últimos tempos, o Banco Central do Brasil (BCB) tem realizado um trabalho rigoroso para fortalecer as estruturas de controle e promover a sustentabilidade das cooperativas de crédito.

Em 2017, por exemplo, passou a ser obrigatória a auditoria cooperativa, uma nova modalidade de auditoria a ser aplicada em confederações, cooperativas centrais de crédito e singulares. A execução dessa modalidade exige credenciamento de entidades de auditoria e acompanhamento pelo BCB, que inclusive, pode descredenciar empresas que não atendam aos escopos mínimos exigidos pela autarquia.

A aprovação do nosso credenciamento ocorreu em março de 2017 e, desde então, nossos trabalhos vêm sendo acompanhados de perto pelo BCB.

“Depois que contratamos a Moore para realizar nossa auditoria cooperativa e de demonstrações financeiras, os relatórios apresentados ao BCB passaram a ser mais completos. O resultado alcançado foi além do esperado. A equipe nos entregou transparência, qualidade, respeito e acolhimento, cumprindo os prazos e as regras estabelecidas”, conta Irany Pimenta, contadora do Sicoob Central Cecremge.

“O credenciamento só foi possível porque comprovamos a nossa experiência em auditoria independente e auditoria interna no setor de serviços financeiros”, lembra André Chinarello, diretor da área na Moore. “A auditoria cooperativa não substitui nenhum escopo previsto na auditoria interna ou de demonstrações financeiras, mas pode ser executada em sinergia com os trabalhos preliminares de auditoria das demonstrações financeiras, agregando ainda mais valor e tempestividade aos serviços”, explica.

“O entendimento profundo das resoluções que regem os serviços financeiros no país é primordial para esses trabalhos, não apenas para efeito de compliance e adequação legal, mas principalmente como oportunidade de evolução da governança como um todo. Nosso time não é formado apenas por auditores e sócios credenciados. Também realizamos consultorias para gestão de riscos, implementação de políticas de governança, controles, processos, tecnologia da informação e transformação digital, incluindo a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e gestão da carga tributária”, explica Julio Dias, diretor de serviços financeiros da Moore.

Saiba mais sobre os tipos de auditoria exigidos das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BCB e acompanhe as mudanças de políticas contábeis e de divulgação a serem observadas pelo setor.

Moore Brasil