Como alavancar uma estrutura de FP&A com agilidade

FP&A

Pontos centrais de FP&A

Ter uma estrutura de FP&A significa contar com um setor financeiro estratégico, que atenda a pelo menos três pontos centrais.

3 pontos centrais de uma estrutura de FP&A
  • Geração de informações e dados fidedignos aplicáveis aos mecanismos de criação de valor do negócio;
  • elaboração de bons diagnósticos que permitam o desenvolvimento de alternativas e recomendações estratégicas; e
  • desenvolvimento de habilidades de relacionamento e interação com outras áreas, para uma visão sistêmica integrada do negócio e uma atuação holística interdepartamental.

 

Tecnologia e FP&A

Para que esses 3 pontos funcionem com a agilidade contemporânea necessária, a tecnologia é a grande aliada de uma estrutura de FP&A.

ERPs, dashboards financeiros e soluções em nuvem agregam muito na velocidade de captação e cruzamento de dados para análise. Nosso eBook sobre FP&A dedica um capítulo inteiro à tecnologia.

Porém, a tecnologia por si só não resolve o dia a dia de quem precisa tomar decisões ágeis com estratégia. Ela acelera muito as coisas, desde que haja direcionamento por parte dos executivos e profissionais dedicados à operação.

Para Túlio Abi-Saber, CFO da Algar Telecom, “o FP&A tem que ser levado para o primeiro andar do prédio – o presidente, o board e os diretores precisam estar bem alinhados com isso, porque existe um melindre muito grande entre o que está escrito e o que efetivamente acontece, e esse “efetivamente” é a diferença”.

“O grande desafio não é operar a tecnologia. O grande desafio é operar – fazer a execução próxima para FP&A”, explica Júlio Damião, CFO da Prime Holding. “A empresa precisa ter a cultura de fazer as tecnologias trabalharem para todo mundo. Pegar o que tem de novo e fazer o link entre o trabalho e a informação não é problema no mundo de hoje. A conexão e como se toma a decisão é o grande desafio”, conclui.

Ambos CFOs protagonizaram a edição dedicada a FP&A da jornada CFO Evolution.

 

Agilidade e terceirização do FP&A

Como pudemos observar nas falas dos CFOs da Algar Telecon e da Prime Holding, a tecnologia não é a única aliada da estrutura de FP&A.

A operação e o direcionamento dado por parte dos líderes e usuários das informações financeiras também são determinantes. Uma vantagem é terceirizar essa inteligência.

Soluções como o Witan da Moore podem ajudar as empresas tanto na escolha das tecnologias ideais para uma estrutura de FP&A, como na realização da operação.

É uma solução que atua não só como um assessor estratégico cumprindo as atividades de planejamento e análise financeira, mas também como um parceiro do negócio – o business partner que não perde o resultado do negócio de vista. É um tipo de solução que ajuda as empresas a alavancar uma estrutura de FP&A com agilidade, respaldada pela experiência profissional que uma estratégia como essa requer.

“Se tem uma coisa que o mundo digital nos ensina é que você consegue ser muito mais rápido quando você alavanca em parceiros – do que tentar fazer tudo”, aconselha Túlio Abi-Saber, CFO da Algar Telecom.

Quer ter apoio de um parceiro estratégico para alavancar o seu FP&A de forma ágil? Converse com um especialista WitAn:

Moore Brasil